Para Público

23/05/2018 Ações da Campanha

As ações da Semana Internacional da Tireoide seguem acontecendo por todo o país desde o início do mês de maio. As atividades estão sendo realizadas em diversos pontos diferentes das cidades: shoppings, parques, hospitais, universidades etc.

Orientações estão sendo dadas por médicos especialistas e as dúvidas da população sobre a tireoide estão sendo esclarecidas. Além disso, vídeos sobre os mitos e verdades sobre a glândula da tireoide estão sendo divulgados em diversas regiões e panfletos informativos distribuídos durante as ações.

A Semana Internacional da Tireoide acontece de 21 a 27 de maio. O tema este ano é “Mitos e Fatos sobre a Tireoide”.

Confira como estão sendo as atividades.

Semana Internacional da Tireoide 2018

Região Sudeste

Em Santos, a campanha aconteceu no Ambulatório de Endocrinologia da Faculdade de Ciências Médicas do Hospital Guilherme Álvaro, no Instituto de Análises Clinicas, na Faculdade de Ciências Médicas de Santos (com a participação da Liga de Endocrinologia) e na Clinica Vila Rica. Foram distribuídos panfletos e os pacientes puderam ser orientados sobre as questões que envolvem a tireoide.

Os endocrinologistas do ABC e de Jaú, ambos em São Paulo, também estão presentes na campanha. No ABC, os pacientes do ambulatório da Faculdade de Medicina da região receberam esclarecimentos sobre o tema. Já em Jaú, os funcionários do Hospital Amaral Carvalho receberam orientações e a atividade contou com a participação do Dr. Otavio Lavaroni (cirurgião de cabeça e pescoço) e da enfermeira Danielle Mariano (Núcleo de Educação Continuado do hospital). Além disso, os alunos do curso de Técnico de Enfermagem do SENAC e do ETEC puderam assistir palestra sobre o tema. 

Em São Paulo, capital, médicos e residentes dos principais hospitais da região distribuem panfletos informativos e esclarecem as dúvidas dos pacientes. Os profissionais do Hospital de Heliópolis, do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo, do Hospital das Clínicas da FMUSP e da Santa Casa participam da campanha; além do Hospital Samaritano que promoveu na terça-feira (22 de maio) uma Live no Facebook com os doutores Antônio Bertelli e Carolina Ferraz. Os médicos esclarecem as dúvidas sobre mitos e verdades da tireoide na internet. 

Campinas, Catanduva, Bauru, Bebedouros, Marília, Ribeirão Preto e Matão foram as outras cidades que aderiram a campanha da Semana Internacional da Tireoide. Em Marília, os doutores José Augusto Sgarbi e Leonardo Parr participaram de atividades no Congresso Acadêmico da Famema e em shopping da região. A ação no shopping contou com o apoio da Unimar.

Participação no Congresso Acadêmico da Famema - Marília - Leonardo Parr e Sgarbi, com alunos da Faculdade de Medicina de Marília OK

No Rio de Janeiro, os médicos do IEDE, do Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) realizaram ações para a população.

Região Nordeste

Em Fortaleza, a Regional Cearense organizou atividades também para os médicos e especialistas.

Endocrinologistas, cirurgiões de cabeça e pescoço, radiologistas, patologistas, residentes e estudantes de medicina participaram de uma reunião interdisciplinar sobre tireoide e paratireoide. A reunião aconteceu no dia 7 de maio no auditório do Hospital São Carlos. No dia 16, palestras interativas foram realizadas no Unichristus Campus Parque Ecológico para médicos generalistas, clínicos e estudantes de medicina.

Já na Paraíba, os endocrinologistas de Campina Grande e João Pessoa esclareceram as dúvidas da população sobre tireoide. As atividades aconteceram no dia 23 de maio.

As cidades de Sergipe, Natal e Maranhão também parciparam da Semana Internacional da Tireoide com orientações à população.

Região Sul

Mais um ano que o Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná participa da Campanha da Semana Internacional da Tireoide. A Dra. Gisah Amaral, membro do Departamento de Tireoide da SBEM, e o Dr. Hans participaram da ação no hospital.

Em Chapecó, a campanha foi divulgada no Jornal do Almoço com a participação da Dra. Mari Cassol e a Liga de Endocrinologia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

 

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Notícias dia internacional da tireoide

Notícias

Boas Festas e Feliz 2019

Em nome de toda a diretoria do Departamento de Tireoide, a presidente Dra. Célia Regina Nogueira, deseja um natal abençoado e que 2019 seja repleto de realizações. Boas festas.

Leia Mais

Notícias

III Curso de Carcinoma Medular da Tireoide

Carcinoma medular da tireoide será tema de curso promovido pelo Instituto de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOCP), que acontece no dia 24 de novembro, em São Paulo. Essa será a terceira edição do Curso de Carcinoma Medular da Tireoide (CMT) e terá a participação da Dra. Fernanda Vaisman, que faz parte da nova diretoria do Departamento de Tireoide da SBEM para o Biênio 2019-2020.

Leia Mais

Para Público

Menopausa e Tireoide

Essa semana é de conscientização da menopausa. Nesta quinta-feira, 18 de outubro, é lembrado o Dia Mundial da Menopausa. Essa é uma fase importante da vida da mulher e que tem muita relação com as disfunções da tireoide. A Dra. Laura Ward, membro da diretoria do Departamento de Tireoide da SBEM, esclarece essa questão.

Leia Mais