Para Público

23/05/2018 Ações da Campanha

As ações da Semana Internacional da Tireoide seguem acontecendo por todo o país desde o início do mês de maio. As atividades estão sendo realizadas em diversos pontos diferentes das cidades: shoppings, parques, hospitais, universidades etc.

Orientações estão sendo dadas por médicos especialistas e as dúvidas da população sobre a tireoide estão sendo esclarecidas. Além disso, vídeos sobre os mitos e verdades sobre a glândula da tireoide estão sendo divulgados em diversas regiões e panfletos informativos distribuídos durante as ações.

A Semana Internacional da Tireoide acontece de 21 a 27 de maio. O tema este ano é “Mitos e Fatos sobre a Tireoide”.

Confira como estão sendo as atividades.

Semana Internacional da Tireoide 2018

Região Sudeste

Em Santos, a campanha aconteceu no Ambulatório de Endocrinologia da Faculdade de Ciências Médicas do Hospital Guilherme Álvaro, no Instituto de Análises Clinicas, na Faculdade de Ciências Médicas de Santos (com a participação da Liga de Endocrinologia) e na Clinica Vila Rica. Foram distribuídos panfletos e os pacientes puderam ser orientados sobre as questões que envolvem a tireoide.

Os endocrinologistas do ABC e de Jaú, ambos em São Paulo, também estão presentes na campanha. No ABC, os pacientes do ambulatório da Faculdade de Medicina da região receberam esclarecimentos sobre o tema. Já em Jaú, os funcionários do Hospital Amaral Carvalho receberam orientações e a atividade contou com a participação do Dr. Otavio Lavaroni (cirurgião de cabeça e pescoço) e da enfermeira Danielle Mariano (Núcleo de Educação Continuado do hospital). Além disso, os alunos do curso de Técnico de Enfermagem do SENAC e do ETEC puderam assistir palestra sobre o tema. 

Em São Paulo, capital, médicos e residentes dos principais hospitais da região distribuem panfletos informativos e esclarecem as dúvidas dos pacientes. Os profissionais do Hospital de Heliópolis, do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo, do Hospital das Clínicas da FMUSP e da Santa Casa participam da campanha; além do Hospital Samaritano que promoveu na terça-feira (22 de maio) uma Live no Facebook com os doutores Antônio Bertelli e Carolina Ferraz. Os médicos esclarecem as dúvidas sobre mitos e verdades da tireoide na internet. 

Campinas, Catanduva, Bauru, Bebedouros, Marília, Ribeirão Preto e Matão foram as outras cidades que aderiram a campanha da Semana Internacional da Tireoide. Em Marília, os doutores José Augusto Sgarbi e Leonardo Parr participaram de atividades no Congresso Acadêmico da Famema e em shopping da região. A ação no shopping contou com o apoio da Unimar.

Participação no Congresso Acadêmico da Famema - Marília - Leonardo Parr e Sgarbi, com alunos da Faculdade de Medicina de Marília OK

No Rio de Janeiro, os médicos do IEDE, do Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) realizaram ações para a população.

Região Nordeste

Em Fortaleza, a Regional Cearense organizou atividades também para os médicos e especialistas.

Endocrinologistas, cirurgiões de cabeça e pescoço, radiologistas, patologistas, residentes e estudantes de medicina participaram de uma reunião interdisciplinar sobre tireoide e paratireoide. A reunião aconteceu no dia 7 de maio no auditório do Hospital São Carlos. No dia 16, palestras interativas foram realizadas no Unichristus Campus Parque Ecológico para médicos generalistas, clínicos e estudantes de medicina.

Já na Paraíba, os endocrinologistas de Campina Grande e João Pessoa esclareceram as dúvidas da população sobre tireoide. As atividades aconteceram no dia 23 de maio.

As cidades de Sergipe, Natal e Maranhão também parciparam da Semana Internacional da Tireoide com orientações à população.

Região Sul

Mais um ano que o Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná participa da Campanha da Semana Internacional da Tireoide. A Dra. Gisah Amaral, membro do Departamento de Tireoide da SBEM, e o Dr. Hans participaram da ação no hospital.

Em Chapecó, a campanha foi divulgada no Jornal do Almoço com a participação da Dra. Mari Cassol e a Liga de Endocrinologia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

 

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Notícias dia internacional da tireoide

Para Público

Screening Nódulos Tireoidianos

Nódulo na tireoide foi um dos temas discutidos durante o 33° CBEM, em agosto, em Minas Gerais. O assunto foi abordado pela Dra. Valéria Guimarães, ex-presidente da SBEM Nacional. A médica falou sobre o momento de reflexão acerca do excesso de screening da tireoide e da importância do acompanhamento da população com o endocrinologista.

Leia Mais

Notícias

Projeto Tireoide Novas Tendências

O Departamento de Tireoide procura sempre estar atento a eventos ou atualizações referentes às disfunções tireoidianas para divulgar aos seus endocrinologistas. O mais recente evento é o Projeto Tireoide Novas Tendências, no formato de webmeetings. As palestras serão realizadas na terça-feira, 28 de agosto, das 20h às 21h30, e o tema central é Segurança em Cirurgia de Tireoide.

Leia Mais

Eventos científicos

CBEM 2018: Acompanhe a Cobertura

De 7 a 11 de agosto acontece, em Belo Horizonte, a 33ª edição do Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia da SBEM. A cobertura online completa do evento pode ser acompanhada no site e redes sociais da SBEM Nacional. 

Leia Mais