Eventos científicos

18/09/2017 40° Annual Meeting (ETA)

Foi realizado em Belgrado, Sérvia, o 40° Annual Meeting, evento da European Thyroid Association. Alguns endocrinologistas brasileiros marcaram presença no Congresso. Dentre eles, membros do Departamento de Tireoide da SBEM. Estiveram presentes o Dr. Mario Vaisman, o Dr. José Augusto Sgarbi, a Dra. Laura Ward e a Dra. Ana Luiza Maia. O evento aconteceu de 9 a 12 de setembro.

A Dra. Laura Ward informou que o Congresso focou bastante nas disfunções tireoidianas, contrastando um pouco com o Congresso Americano de Tireoide que procurou abordar as questões relacionadas ao câncer.  “O metabolismo do paciente em uso de levotiroxina foi um dos tópicos discutidos durante o Congresso. Abordar esse assunto é importante, pois tem ficado evidente que parte dos pacientes em uso de LT4 mantém um estado de hipotireoidismo em alguns tecidos periféricos, mesmo quando os níveis séricos de TSH e T4L estão normais.”

Outros temas discutidos foram: os aspectos científicos do câncer, Hipotireoidismo e Hipertireoidismo, metabolismo intracelular do hormônio da tireoide, bócios e nódulos, ação não clássica do hormônio da tireoide, etc. 

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Notícias European Thyroid Association Congresso ETA

Eventos científicos

40° Annual Meeting (ETA)

Foi realizado em Belgrado, Sérvia, o 40° Annual Meeting, evento da European Thyroid Association. Alguns endocrinologistas brasileiros marcaram presença no Congresso. Dentre eles, membros do Departamento de Tireoide da SBEM: Dr. Mario Vaisman, o Dr. José Augusto Sgarbi, a Dra. Laura Ward e a Dra. Ana Luiza Maia. O evento aconteceu de 9 a 12 de setembro.

Leia Mais

Notícias

Dia do Endocrinologista

1° de setembro é o Dia do Endocrinologista. A SBEM Nacional, através do presidente Dr. Fábio Trujilho, parabeniza todos os especialistas brasileiros pela data. Para marcar a data, foram programadas diversas ações nas redes sociais sobre o papel do endocrinologista e o que ele pode fazer pela saúde da população.

Leia Mais

Grande Perda na Endocrinologia Brasileira

O Departamento de Tireoide manifesta sua tristeza pela perda do professor e cientista Bernardo Leo Wajchenberg. O endocrinologista faleceu nesta segunda-feira. O enterro será em São Paulo, na terça-feira (22 de agosto), Cemitério Israelita do Butantã.

Leia Mais