Skip to main content
Em destaqueEventos Científicos

40° Annual Meeting (ETA)

By 18 de setembro de 2017julho 15th, 2020No Comments

Foi realizado em Belgrado, Sérvia, o 40° Annual Meeting, evento da European Thyroid Association. Alguns endocrinologistas brasileiros marcaram presença no Congresso. Dentre eles, membros do Departamento de Tireoide da SBEM. Estiveram presentes o Dr. Mario Vaisman, o Dr. José Augusto Sgarbi, a Dra. Laura Ward e a Dra. Ana Luiza Maia. O evento aconteceu de 9 a 12 de setembro.

A Dra. Laura Ward informou que o Congresso focou bastante nas disfunções tireoidianas, contrastando um pouco com o Congresso Americano de Tireoide que procurou abordar as questões relacionadas ao câncer.  “O metabolismo do paciente em uso de levotiroxina foi um dos tópicos discutidos durante o Congresso. Abordar esse assunto é importante, pois tem ficado evidente que parte dos pacientes em uso de LT4 mantém um estado de hipotireoidismo em alguns tecidos periféricos, mesmo quando os níveis séricos de TSH e T4L estão normais.”

Outros temas discutidos foram: os aspectos científicos do câncer, Hipotireoidismo e Hipertireoidismo, metabolismo intracelular do hormônio da tireoide, bócios e nódulos, ação não clássica do hormônio da tireoide, etc.